segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Mosaico Ecológico




Olá, olá!

Uma peça fofa, interessante, simples, mas muito criativa!

Essa caixa em mdf, trabalhada com mosaico ecológico, é uma sugestão e criação da minha amiga querida Veronica Marinho, do Veveca Artesanatos.

Então, há duas semanas atrás havia publicado e disponibilizado por aqui lindos riscos de pássaros (clique para rever) e a Vê, nossa Colunista do Blog, gostou de um em especial, justamente, o que está contido no início desse artigo.

A partir da alegria e singeleza desse risco, resolveu produzir e confeccionar esse trabalho que faz um apelo bonito e delicado à questão da reutilização e reaproveitamento de materiais, envolvendo a sustentabilidade e, também, a decoração ecologicamente correta.

O mais bacana é que em uma de nossas conversas muito gostosas, a Vê explicou como produzir essa peça, materiais necessários, quanto tempo demora e afins, portanto, leiam a explicação e observem como é simples e delicioso o modo para confeccionar esse trabalho:

  • Tempo de duração para produzir a peça: de um dia para o outro ou então em três tardes;
  • Materiais necessários: escolher a peça em mdf, o risco que irá reproduzir, separar as cores dos pedacinhos de embalagens plásticas e, ainda, ter em mãos a cola, carbono, lápis, palito de churrasco, verniz, pincel, massa corrida e um paninho para limpeza;
  • Como fazer: transferir o risco à peça, iniciar o contorno do risco com pedacinhos brancos (sugestão), colar os pedacinhos de embalagens noutros elementos, tais como o risco das notas musicais e do contorno da tampa. A seguir, iniciar o trabalho, efetivamente, no pássaro, ou seja, por partes, pegar cada pedacinho de embalagem com palito de churrasco e aplicar em cada porção do risco, uma de cada vez e sempre lembrar de deixar um espaço entre cada pedacinho colado para caracterizar a arte e técnica referente ao mosaico;
  • Finalização da peça: após colar todos os pedacinhos de embalagens e se certificar que está tudo muito bem colado, com delicadeza passar a massa corrida sobre o trabalho - é importante não exceder nessa massa, isto é, evite passar demais, passe a quantia correta -, aliás, esse processo pode ser feito com o dedo, pois facilita e muito. Com cautela cobrir todos os espaços e, por fim, esperar e deixar secar por uma hora;
  • Cuidado com detalhes específicos: para retirar o que, porventura, sobrar da massa corrida, usar um paninho úmido e também com delicadeza, passar sobre o trabalho. Para o acabamento é interessante utilizar um verniz acrílico brilhante ou verniz spray, ambos decoram e agregam um valor a mais ao trabalho, além de pronunciar um efeito visual muito bonito também.

Trabalhos que reproduzem a técnica aplicada ao mosaico ficam lindos e, realmente, sensacionais.

Embalagens, todas(os) nós temos em casa, não é mesmo? Pois é!

Pois bem, é mais simples e fácil ainda juntar todos esses materiais tão acessíveis para reaproveitamento e, ao mesmo tempo em que se produz uma peça muito bonita, também, é possível fazer sua contribuição para evitar a degradação do lugar em que vivemos e, ainda, cooperar com nosso tão importante e rico meio ambiente.

Portanto, guardem suas embalagens plásticas e produzam trabalhos maravilhosos, como essa caixa em mdf que a Vê, gentilmente, disponibilizou para ser mostrada por aqui!

Tenho certeza que vão adorar brincar com a arte através do mosaico ecológico e, assim, confeccionar peças decorativas belíssimas!

Caixa em MDF com Mosaico Ecológico produzida e confeccionada por Veronica Marinho, Veveca Artesanatos. Contato: veartesanatos@gmail.com

Risco de Pássaro Publicado por Manoela Nunes Lopes.

Peça delicada com passarinho encantador trabalhado em vários tons frios e fresquinhos!


Read more: http://www.ateliemanoelanunes.com/2011/05/risco-de-passaro-transformado-em.html#ixzz1V8vOAloL

Nenhum comentário:

Postar um comentário