sábado, 23 de julho de 2011

Puff de pneu


Poltrona de pneu de caminhãoA parte inferior da poltrona de pneu


Uma das idéias mais incríveis que já encontrei em edições de Morar Mais Por Menos, e que vale resgatar, foi a dessa poltrona de pneus com revestimento de fibra de bananeira trançada. Esse é para mim o verdadeiro sentido de tirar o máximo do que parece mínimo. Aqui retorno à tão discutida questão de reciclar objetos usados que teoricamente não servem para mais nada. O que me leva a reforçar outra questão, a de que reciclar apenas não é o suficiente. Tão importante quanto, é saber se cercar do belo, e quando falamos em reciclagem, acho que devemos pensar em transformar o rejeito do dia-a-dia em coisas belas, em peças que nos dão prazer em ter em nossas casas, e não somente num “lixo” reaproveitado.
Essa poltrona de pneus é um ótimo exemplo disso, pois enriquece qualquer ambiente e ninguém perceberia que é uma peça reciclada se não a levantasse para dar aquela espiada. Captaram a idéia? Então, resumindo, a mensagem de hoje é: vamos reciclar sim, sempre, mas jamais esquecendo de trazer beleza e capricho para nossos espaços.
O projeto em questão fez parte da edição 2007 do Rio de Janeiro de Morar Mais Por Menos, e os idealizadores do ambiente foram Beto Najman e Evelyn Steinberg. Não possuimos o passo a passo dessa peça, mas damos outra dica: como fazer um pufe de pneus. Confira.

Pufe feito com pneus velhos
Um modelo pra lá de charmoso feito reciclando pneu de caminhão, vocês já conferiram no artigo anterior. Se você tem habilidades com fibras, pode meter a cara no projeto de revestir seu pneu trançando o material que você domina. Se não é a sua praia, pode se inspirar na dica do site Bem Simples, que ensina a fazer esse pufe de pneus, revestindo com tecido. Veja como é mesmo simples:
Material
  • 2 pneus de carro aro 13
  • Furadeira
  • Espuma fina de poliuretano de 1,00 x 1,75m
  • 3 parafusos
  • Feltro macio, plush ou outro tecido de 1,80 x 1,00 m
  • 6 arruelas de metal
  • Fleece (tecido de fibra térmica)
  • 3 porcas
  • Círculo de madeira prensada de 35 cm de diâmetro e 1 cm de espessura
  • Grampeador de parede
  • Papelão com 35,5 cm de diâmetro e 1 mm de espessura
  • Grampos
  • Cola universal ou cola de contato
  • Linha de algodão grossa
casa-como-fazer-puff-dois-pneus-01Prenda um pneu no outro internamente, fazendo três furos equidistantes com a furadeira nas laterais internas dos pneus de forma que os furos coincidam. Passe os parafusos e prenda com as porcas e arruelas.
casa-como-fazer-puff-dois-pneus-02-Envolva os pneus com a espuma e vire as sobras para o centro.Use a cola para fixar e depois grampeie por dentro, na parte inferior e na superior. Repita a operação com o tecido. Com a linha de algodão faça uma espécie de costura interna das bordas do revestimento, de alto a baixo para reforçar.
casa-como-fazer-puff-dois-pneus-03-Forre a madeira que servirá de assento com o fleece e depois  a espuma e cole virando as beiradas para o outro lado. Grampeie para deixar bem firme.Cubra com  mais uma camada de espuma e depois com o tecido e fixe da mesma forma. Dê acabamento colando no avesso o recorte de papelão.
casa-como-fazer-puff-dois-pneus-04Coloque o assento centralizando num dos orifícios do pneu e fixe com a cola universal.
O pufe não tem segredos, basta fazer todo o processo com capricho. Mas para deixá-lo especial a minha dica é usar tecidos legais que possam compor de um jeito alegre com os seus móveis. Que tal usar chitão, por exemplo? Ou retalhos, ou ainda cobrir com uma capa feita de flores em crochê? Nossa, pensei em mil idéias. E você? Me manda suas dicas.
Fonte : Bem Simples através de Rodrigo Barba

8 comentários:

  1. ESTE BLOG ESTÁ ME DEIXANDO LOUCA....NÃO CONSIGO SAIR DELE!!!!! PARABÉNS PELA INICIATIVA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. como faz o encosto dessa poltrona?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber como é ... ou melhor passo a passo de como fazer a poltrona de pneu??? ... principalmente o encosto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como se faz o encosto da poltrona, gente? Amei!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. como se faz o encosto da poltrona... alguem tem ideia.. de como se faz....

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER COMO FAZ O ENCOSTO DA POLTRONA POIS É UM TRABALHO MUITO LINDO, SE ALGUEM SOUBER POR FAVOR ENVIE PARA MIM MEU email é amcs.bj1967@hotmail.com

    ResponderExcluir