domingo, 19 de junho de 2011

Bolsa de retalhos é opção para sacolas plásticas

Utilizando tapeçaria, retalhos de tecidos, jeans, courvin e napa você pode costurar bolsas para substituir as sacolinhas de plástico. (Imagem:sustentabilidade.ogerente.com.br)
 
Todos os anos são produzidos em média 100 milhões de toneladas de plástico. Boa parte dessa produção termina nos oceanos ou em ruas e lixões. Portanto, uma possível solução é o uso das sacolas retornáveis ou das bolsas de retalhos. 
As sacolas plásticas são resistentes e têm longa durabilidade. Prova disso é que elas podem levar até 400 anos para se decompor. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o plástico que vai para os oceanos é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinhas e peixes, todos os anos. 
As cidades também sofrem muito com o descarte das sacolas plásticas, que muitas vezes terminam nos bueiros, gerando enchentes. Mas, já existem alternativas para esse problema, como a sacola feita de material orgânico, que demora 18 meses para se decompor na natureza e já é usada em alguns supermercados. Outra opção para o consumidor é utilizar a sacola retornável, que pode ser usada inúmeras vezes, ou bolsas feitas em casa, como a da costureira Altimira Silva Ferreira, de 62 anos. 
Utilizando tapeçaria, retalhos de tecidos, jeans, courvin e napa que sobram de sua confecção, Altimira costura as bolsas que substituem as sacolinhas de plástico. O conhecimento mínimo em costura é necessário para o procedimento, porém, acompanhando as dicas qualquer pessoa pode tentar. 
Material necessário:
2 peças de retalhos em formato retangular com 90×45 cm; 2 peças de retalhos em formato retangular com 20×45 cm; 2 peças de retalhos com 50×3 cm; Linha; Máquina de costurar e  Ziper ou botões, caso queira fechar.
Procedimento:
Recortar os retalhos e costurá-los na medida informada. Costurar as duas peças de retalhos com 90×45 cm para fazer o forro e o acabamento.  Dobrar a peça de 90×45 cm ao meio e costurar as duas peças de retalhos de 20×45 cm na lateral da peça maior de 90×45 cm. Costurar as duas peças de 50×3 cm para fazer a alça. Para finalizar é possível colocar zíper ou botões de pressão. Feito isso uma bolsa de tamanho médio estará pronta.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário