domingo, 19 de junho de 2011

Saiba como fazer uma calha de garrafas PET

 
Uma boa opção para o reaproveitamento das garrafas PET (Polietileno Tereftalat) de dois litros é utilizá-la para fazer calhas em casas. A quantidade de garrafas necessárias depende do comprimento da casa ou, do local onde a calha será instalada.
Uma garrafa PET demora cerca de 400 anos para se degradar no meio ambiente. Por ser leve, resistente, e permitir o isolamento dos líquidos, esse material se tornou muito utilizado para embalar bebidas em todo o mundo. Porém, mesmo com índices de reciclagem altos, que chegam a 51% no Brasil, ele também é bastante descartado inadequadamente em lixões e aterros sanitários.
Uma maneira de evitar esse descarte é através da reutilização deste material. Para fazer uma calha com as garrafas, o primeiro passo é limpá-las e retirar os rótulos com solvente. Feito isso, corte o bico e o fundo da garrafa, onde ficam as marcas de divisão, e pinte-a na cor desejada pelo lado de dentro, com tinta a óleo.
O procedimento de montagem é simples. Em primeiro lugar é importante definir os canos de decida da água e a altura. Depois, emende os canos com cola de isopor ou de contato e corte mais garrafas do tamanho do comprimento de sua casa, repetindo o processo de acordo com seu projeto. O passo seguinte é usar uma faca ou tesoura para fazer um retângulo de aproximadamente dez centímetros para entrada de água da chuva.
Para fixar as garrafas, você pode comprar os encaixes e parafusar, ou utilizar arames, fazendo com que as garrafas fiquem presas no teto. É importante não esquecer de fazer dois canos para a saída de água, um em cada ponta da calha. Para unir o cano e a calha, faça um círculo na última garrafa da estrutura e cole. Com informações de “Invente aqui” e calhapet.com.br
Redação CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário