domingo, 19 de junho de 2011

Bolsas sustentáveis tornam-se exigência de mercado

Em tempos em que a lei obriga as pessoas a refletirem sobre o mal causado pelas sacolas plásticas, as ecobags ganham muita atenção. (Imagem:Divulgação)
 
Em tempos em que a lei obriga as pessoas a refletirem sobre o mal causado pelas sacolas plásticas, as ecobags ganham muita atenção. Mas, além delas há outros tipos de bolsas sustentáveis no mercado.
Estilistas estão atentos às questões ambientais e há algum tempo, cuidar do planeta virou tendência. Na França a grife Yves Saint Laurent, em parceria com uma ONG africana, desenvolveu uma bolsa ecologicamente correta. A criação foi a maneira encontrada pela empresa para mostrar seu compromisso com o meio ambiente.
A Ação das Mulheres para a Recuperação Econômica é a organização parceira, mais conhecida como Gafreh. Ela funciona em Burkina Faso, país africano. Foi neste local que a criatividade das mulheres africanas sobressaiu-se.
Na ONG elas criaram uma técnica especial para reciclar sacos de plástico com a mistura do material ao algodão. A grife Yves Saint Laurent compra os recursos dela para confeccionar a bolsa “Muse Two Artisanal”, que já possui 60 exemplares e faz parte da coleção 'New Vintage'.
Outra invenção é a bolsa que capta energia solar e tem luz interna, que pode parecer futurística, mas já existe. A chamada bolsa Solar Handbag foi desenvolvida pelo laboratório dinamarquês Diffus Design. Na superfície há varias placas que captam energia solar, que pode ser convertida em eletricidade para recarregar a bateria do celular ou ativar fibras ópticas internas.  Quando tais fibras são acionadas, luzes se acendem, o que facilita muito a vida das pessoas que costumam perder-se na infinidade de objetos dentro do acessório.
Ao desenvolverem a Solar Handbag, os inventores tiveram até mesmo a preocupação em criar um modelo de bolsa que lembrasse a natureza. O formato dela imita um eclipse, em que a lua interage com o sol. Além disso, o acessório possui bordados, parecidos com placas, que conduzem energia.

Com a proibição da distribuição das sacolas plásticas gratuitas em São Paulo, a população terá que se adaptar. Já existem várias opções simples, baratas e sustentáveis. Buscar conhecer a procedência da bolsa é muito importante, para que o consumidor não tenha a falsa ideia de que está optando por uma atitude ecologicamente correta. Com informações do Use fashion e Fashion Mag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário